top of page

Como cuidar de sua orquídea.

As orquídeas geralmente cultivadas são plantas epífitas, isto é, plantas que não crescem no solo e sim nos galhos das árvores sem, no entanto, serem parasitas. Este fato determina a forma como devem ser cultivadas em nossas casas. As orquídeas mais comuns crescem de duas formas: tipo Cattleya crescem na horizontal e tipo Vanda crescem na vertical. Estas duas formas de crescer também determinam como devemos plantá-las nos vasos. Algumas dicas de replante:

  1. Os vasos podem ser de barro ou de plástico. Procure optar por um deles padronizando assim sua coleção. Ao padronizar você controla melhor a umidade em cada vaso. Lembre-se de que os vasos de barro secam mais rapidamente que os de plástico.

  2. Não há regras para o tamanho do vaso quando no replante, porém use um vaso proporcional ao tamanho da orquídea. Quando as orquídeas forem adultas e de crescimento horizontal, encoste o pseudobulbo mais velho na borda do vaso e deixe um espaço na frente do vaso relativo a dois pseudobulbos da planta a ser replantada. Quanto a orquídea de crescimento vertical ela deverá ser replantada no centro do vaso.

  3. O replante deverá ser feito somente quando os pseudobulbos estiverem fora do vaso ou substrato muito velho.

  4. Use um vaso que deverá ter em seu fundo, por exemplo, cacos de telha ou britas para drenagem, na proporção de 1/3 de sua altura.

  5. Os substratos mais usados são: fibra de côco, casca de pinos e sphagnum.

Cultivo São três os fatores importantes no cultivo da orquídea: Iluminação, ventilação e umidade. Luz: Algumas orquídeas suportam mais luz do que outras, porém, de uma forma geral o indicado é que a incidência de luz solar sobre a planta seja de 50%. Ventilação: Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de vento. No inverno evite o chamado "vento sul". Umidade: Dentro do possível, e, sem exageros, quanto mais umidade no ar você conseguir melhor. Adubação: Preferencialmente deve ser feita mensalmente por via foliar (pulverização), com adubo químico tipo "Manutenção ou Floração", seguindo a dosagem recomendada pelo fornecedor. A adubação orgânica tipo "Bokashi" poderá ser uma alternativa, porém, sem excessos, evitando o acumulo na rizoma para não ocorrer problemas com a planta. Rega: De um modo geral, a orquídea deverá ser regada somente quando seu substrato estiver completamente seco. Pragas: Pulgões, cochonilhas, lesmas e caracóis são as mais comuns. Você pode limpar suas plantas lavando-as com água, sabão de côco e uma escova de dentes bem macia. Isto geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retiradas manualmente. Em infestações um pouco mais graves procure usar receitas caseiras: calda de fumo em corda, pimenta macerada e etc. Somente recorra ao uso de defensivos tipo fungicida, inseticida ou acaricidas (produtos químicos) sob a orientação de um especialista.


O substrato serve para sustentar a planta no vaso,

reter a água que levará os nutrientes e proporcionar aeração para as raizes.

Misturas de substratos mais utilizadas

Para plantas que necessitam média umidade:

1/3 de pinus graúdo + 1/3 de chips de côco + 1/3 de brita ou cacos

Para plantas que necessitam mais umidade:

1/3 de pinus graúdo + 1/3 de chips de côco + 1/3 de sphagnum

Para mudas ou plantas em vasos pequenos:

1/2 de pinus miúdo + 1/2 de sphagnum

Preserve a natureza, não compre orquídeas tiradas do mato. Compre orquídeas oriundas de orquidários especializados em sua propagação artificial. Ao adquirir uma orquídea, informe-se qual a melhor condição para seu cultivo.

bottom of page